Sistema HTMI abordado na tese de Cínthia Nepomuceno

Intitulada “Processo Transcoreográfico”, a tese de doutorado da dançarina e docente Cínthia “Gamila” Nepomuceno, aprovada em Mai/2014, aborda em detalhe o processo criativo do coletivo de dança experimental “Corpo Baletroacústico“.

O trabalho desse coletivo, iniciado em 2012 e premiado em 2013 no edital nacional COLETIVIDEA, se baseia desde o princípio no uso do Sistema Holofractal de Transdução de Música e Imagem como ferramenta tecnológica de fundo estético, isto é, como provocadora de formas experimentais de concepção e improvisação de dança e música interativas.

Veja a seguir um dos diversos trechos em que o sistema HTMI é citado (pp. 119-120):

Os participantes do processo que responderam ao questionário para essa pesquisa (anexo IV) foram
unânimes em afirmar que o Sistema HTMI poderia ser utilizado com sucesso como
ferramenta metodológica para atividades criativas na área de dança. Eis algumas falas
que gostaria de destacar:

  • O Sistema HTMI nos possibilitou brincar, explorar, aprender, renovar e reformular a dança, o corpo, o som e o contato com os outros. Utilizar o software possibilita a criação de ideias a partir da desconstrução e acredito que desconstruir é um ótimo passo para se construir algo. Devido a isso, acredito que o sistema pode, sim, ser uma ótima ferramenta metodológica. (Izabella Beatriz em resposta ao questionário do anexo IV) 
  • Em se tratando de pesquisa em dança, esse sistema é uma ferramenta inovadora, porta para muitas possibilidades em termos de pesquisa de movimentos, especialmente para quem trabalha com a improvisação, além de despertar novas possibilidades sobre processos de composição coreográfica, especialmente aqueles que se utilizam da música. (Helena Medeiros Costa em resposta ao questionário do anexo IV)
  • Dançar com o sistema HTMI é algo que alguns podem classificar como sobrenatural. Porque aparentemente a mente entra em transe devido ao som, e com as projeções o corpo se estende sem dicotomia. Tudo se torna uma grande experiência que leva a pessoa que está dançando a outro mundo – concentração total na ação, com trabalho na corporeidade, foco e criação em novos movimentos. (Bart Almeida em resposta ao questionário do anexo IV) 
  • Eu me senti muito lisonjeado em ter contato com essa tecnologia foi fantástico para mim, nunca tinha visto ou experimentado a sensação que o Sistema HTMI me proporcionou e um ar de liberdade com criação simultânea. Uma composição instantânea. (Wesllen Masolliny em resposta ao questionário do anexo IV)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s